Conferência de Cultura acontece nesta quinta-feira na Câmara de Vereadores em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

A Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo realiza nesta quinta-feira (4) a 1ª Conferência Municipal da Cultura. O evento acontece na Câmara de Vereadores Edifício Rodolfo Leco, no Bairro Aeroporto. A abertura será às 08h (horário de Brasília) e integra um pacote de ações em comemoração aos 80 anos do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá).

O tema da 1ª Conferência de Cultura abordará ‘Política Cultural: Plano e Sistema Municipal de Cultura’ e reunirá autoridades locais, artesãos e atores culturais. As atividades do dia incluem inscrições e credenciamento, composição da mesa, abertura oficial e intervalo para coffe break. Logo em seguida será realizada uma palestra com o tema principal da Conferência e intervalo para o almoço. O evento retorna às 13h (horário de Brasília) com a divisão dos grupos de trabalho por eixo para discussão aberta sobre os temas e elaboração das propostas. Em seguida ocorre a apresentação das propostas por grupo de trabalho.

Às 14h30min está prevista a posse do Conselho Municipal de Cultura para o biênio 2018/2020, escolha dos delegados para representar Alto Araguaia na Conferência Estadual provavelmente a ser realizada em Cuiabá e por fim apresentações culturais e encerramento da conferência por volta das 16h (horário de Brasília).

A secretária Paula Fraga ressaltou que o momento é oportuno para debater e decidir ações e políticas públicas voltadas para cultura no município. Ela reforça o ineditismo da ação. “A ideia é justamente discutir ações, aprovar ideias e iniciativas que podem incrementar políticas públicas voltadas à cultura em nossa cidade. Fica o convite para que toda a sociedade esteja junto com a gente neste evento extremamente importante”, disse.

MAIS AÇÕES – As atividades em alusão aos 80 anos do aniversário de Alto Araguaia seguem na sexta-feira (5). As secretarias de Educação e Assistência e Desenvolvimento Social promove uma oficina de artesanato com as crianças e mães do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), às 15h, na sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), no Bairro Nossa Senhora Aparecida. Às 16h, cerca de 100 integrantes do Grupo da Melhor Idade de Frente para Vida terão momento recreativo com música, jogos e pintura na sede da Loja Maçônica, no centro da cidade.